Modelo conceitual para análise de processos de aquisição de empresas jornalísticas

Fabiano Rodrigues, Leandro Vieira

Resumo


Fusões e aquisições (F&A), na cadeia de valor da indústria informativa, são opções estratégicas para renovação de competências. Este estudo desenvolve um modelo conceitual para análise de operações de aquisição, em especial aquelas em que o jornalismo não se configura como o core business da empresa compradora. Como contribuição teórica, o modelo possibilita a avaliação de potenciais tensões entre a visão orientada para negócio (compradora) e a orientação jornalística (comprada) nas três etapas de uma aquisição: negociação prévia, integração das operações e resultados derivados do novo arranjo organizacional.


Palavras-chave


Jornalismo; Fusões e Aquisições; Gestão de mídia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5253

Indexadores de que a C&I faz parte:

 

 

Latindex

Latindex

 

ISSN 2178-0145