A CONSTRUÇÃO EMOCIONAL DAS MARCAS: O USO DE ARQUÉTIPOS E ESTEREÓTIPOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol5n9.601Palavras-chave:
Comunicação, Arquétipo, Comportamento do ConsumidorResumo
Trata-se de uma pesquisa exploratóiria sobre como a utilização de Arquétipos e Esteriótipos influenciam na criação de afeto às marcas. A questão central deste trabalho é verificar se a utilização de imagens arquetípicas e estereotipadas na comunicação gera maior envolvimento emocional com o consumidor, transferindo assim o afeto às marcas que as utilizam. O estudo foi desemvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica sobre psicologia comportamental e do consumidor, bem como na análise de algumas peças comunicacionais. A principal constatação foi de que a utilização de imagens arquetípicas, que remetem as inconsciente coletivo do consumidor, permitem maior aproximação entre a marca e consumidor, criando elos afetivos que resultam em vendas e fidelidade às marcas que se utilizam destes artifícios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Missila Loures Cardozo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.