Presença social como abordagem metodológica em estudos de comunicação política no ambiente virtual: adaptações das categorias instituídas por Rourke

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n44.6238

Palavras-chave:

Presença Social, Comunicação Política, Comunicação virtual, Facebook, Metodologia científica.

Resumo

Este artigo aborda como a noção de presença social tem sido usada nos trabalhos de comunicação política em ambientes virtuais a partir da categorização de Rourke et. al (2001). Ao se debater o conceito de presença social e constatar a ausência de trabalhos acadêmicos com essa abordagem, resgata-se um estudo que adaptou as categorias instituídas pelos autores para identificar a presença social de políticos no Facebook no contexto de uma campanha eleitoral. A discussão indica o uso da teoria como método inovador de pesquisa, sugerindo a ampliação das categorias a partir da coleta de dados em fóruns virtuais abertos.

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Biografia do Autor

Arquimedes Pessoni, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós-doutor em Medicina na Faculdade de Medicina do ABC (linha de pesquisa em educação na saúde/Saúde Coletiva-2014). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1984), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Professor do corpo permanente dos Programas de Mestrado Profissionais em Inovação na Comunicação de Interesse Público e Inovação no Ensino Superior em Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), onde também leciona dos cursos da Escola de Comunicação. Editor da revista Comunicação & Inovação (USCS, Qualis B1) e Editor-associado da INTERCOM - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (Qualis A2). Líder do grupo de pesquisa CNPq "Inovação em comunicação de interesse público em saúde". Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação de interesse público, comunicação científica, comunicação organizacional, assessoria de imprensa, educação.

Rita Donato, Centro Universitário Santanna (UniSant'Anna)

Mestre em Comunicação e Inovação, especialista em Marketing, jornalista com aderência em narrativas multiplataformas. Atua como docente em cursos de Graduação e de Pós-graduação nas modalidades presencial e ensino a distância (EaD). Experiência em jornalismo impresso e digital, com foco em novas tecnologias e gestão de conteúdo transmídia, marketing digital, auditoria e gestão de mídias digitais e sociais. Especialista em comunicação política nas áreas de Assessoria de Imprensa - esferas municipal e estadual -, planejamento estratégico, media training e gerenciamento de crises. Atualmente, coordena a agência experimental vinculada ao curso de Comunicação Social e a rádio universitária do Centro Universitário Santanna (UniSant'Anna).

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Publicado

2019-11-26