Branding no esporte: estudo aplicado à marca Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Autores

  • Rosana de Oliveira Freitas Sacchet
  • Lucas de Oliveira Freitas Sacchet
  • Marcus Vinícius de Moura Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol11n20.952

Palavras-chave:

Comunicação, Imagem, Marca

Resumo

Este artigo propõe uma estratégia de posicionamento para a marca Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Keller & Machado (2005) chamaram a atenção para o caso do esporte no Brasil, que limita seus resultados financeiros de acordo com derrotas ou vitórias. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa de imagem e identidade do Grêmio, sendo a principal contribuição a sugestão de um posicionamento em relação à marca Grêmio, resultando na quebra de um paradigma institucional centenário: transformar o “time de futebol”, em um “clube de futebol”.

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Biografia do Autor

Rosana de Oliveira Freitas Sacchet

Doutora em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; docente dos cursos de pós-graduação da Fundação Getulio Vargas – FGV e de graduação das Faculdades Rio-Grandenses – FARGS.

Lucas de Oliveira Freitas Sacchet

Especialista em Marketing Esportivo, pela Universidade Castelo Branco – UCB, no Rio de Janeiro.

Marcus Vinícius de Moura Ferreira

Mestre em Estratégia Empresarial, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; docente dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter, no Rio Grande do Sul.

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