A Juridicidade dos Direitos Sociais e a sua Juridicialidade como Possibilidade de Concreção

Autores

  • Alexandre Gazetta Simões

DOI:

https://doi.org/10.13037/dh.n23.1606

Resumo

O presente artigo busca apresentar uma visão geral dos direitos sociais, a partir de sua gênese e desenvolvimento. Para tanto, apresenta sua evolução histórica, evocando a teoria das gerações de direitos, em cotejo com a evolução dos paradigmas estatais. Dessa forma, apresenta a figura do Estado Social, como conformação estatal apta a dar ensejo ao reconhecimento e concretização dos Direitos Sociais. De outra parte, evidencia o caráter fundamental que emana dos Direitos Sociais. Esses integrantes de um plexo de direitos, os quais identificam o limiar mínimo que deve ser garantido pelo Estado, a fim que se possa conceber uma existência digna, a partir da igualdade de consideração. E, por tal conclusão, ante a omissão estatal, na implementação de tais direitos, papel constitucionalmente atribuído aos entes públicos; a atuação das cortes judiciais torna-se fundamental. Evidencia, portanto, o papel do Poder Judiciário, que pelo ativismo judicial, no processo de aplicação do direito, direciona e vincula as prestações estatais cabíveis à sua conformação jurídica, afastando uma crise de inefetividade constitucional.

Biografia do Autor

Alexandre Gazetta Simões

ALEXANDRE GAZETTA SIMÕES, graduado em Direito (ITE-BAURU). Pós-graduado, com Especialização em Gestão de Cidades (UNOPEC); Direito Constitucional (UNISUL); Direito Constitucional (FAESO); Direito Civil e Processo Civil (FACULDADE MARECHAL RONDON); Direito Tributário (UNAMA). Mestre em Teoria do Direito e do Estado pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM), Analista Judiciário Federal – TRF3. Professor de graduação de Direito na Associação Educacional do Vale do Jurumirim (EDUVALE AVARÉ). Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito do Instituto Palatino.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Simões, A. G. (2013). A Juridicidade dos Direitos Sociais e a sua Juridicialidade como Possibilidade de Concreção. Direito E Humanidades, (23). https://doi.org/10.13037/dh.n23.1606

Edição

Seção

Artigos