A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA DIGNIDADE HUMANA

Autores

  • Alenilton da Silva Cardoso PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.13037/dh.n26.2201

Resumo

Tomando por base o princípio da dignidade da humana reconhecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, o objetivo do presente artigo é demonstrar que após inúmeras incompreensões sobre o direito de ser diferente, está se aperfeiçoando uma concepção de ensino humanitária, voltada para a inclusão social e para a cidadania plena. Para fazer tal abordagem, foi empregado o método de abordagem dialético, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documentos eletrônicos. O trabalho buscou respostas às principais indagações sobre o papel social educador na escola especial e inclusiva do novo milênio, averiguando: (i) a evolução das leis e sua influência no momento de mudança que atualmente se opera; (ii) a educação especial e inclusiva como uma área pedagógica com imensas possibilidades; (iii) e o caráter único e insubstituível de cada ser humano. Seu resultado final é a constatação de que a condição existencial alheia tem valor absoluto, sendo a educação especial e inclusiva não apenas uma abordagem de tolerância, mas de respeito, libertação e valorização da dignidade humana.

Biografia do Autor

Alenilton da Silva Cardoso, PUC-SP

Doutorando em Filosofia do Direito pela PUC-SP. Mestre em Função Social do Direito pela FADISP. Especialista em Direito Tributário e em Direito Processual Civil. Professor Universitário, Advogado e Procurador do Município de Mogi das Cruzes – SP.

Downloads

Publicado

2017-05-03

Como Citar

Cardoso, A. da S. (2017). A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA DIGNIDADE HUMANA. Direito E Humanidades, (26), 24–29. https://doi.org/10.13037/dh.n26.2201

Edição

Seção

Artigos