RELAÇÃO CULTURAL DOS POVOS TRADICIONAIS INDÍGENAS COM O MEIO AMBIENTE E A SUSTENTABILIDADE

Autores

  • BRUNA MORAES DA COSTA WEIS FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA/FADISMA

DOI:

https://doi.org/10.13037/dh.n26.2551

Resumo

A partir de projetos de pesquisa e de pesquisa de campo, esse estudo foi realizado, tendo em vista a questão indígena e seus meios de se desenvolver de forma sustentável na biodiversidade das cidades e em meio à sociedade atual, tendo como órgãos de amparo aos direitos indígenas a FUNAI e a ONU. A comunidade indígena, desde os primórdios, tem uma forte relação com o meio ambiente, e é através do ambiente em que vivem que tiram sua subsistência, cultivando a terra e, assim também, a suas tradições, a fim de manter seus costumes, suas heranças, para as futuras gerações. A pesquisa abarca o Direito Ambiental, direito fundamental de terceira dimensão, transdisciplinar e ecocêntrico, relacionado diretamente com o meio ambiente e a questão da sustentabilidade indígena, nesse sentido esse trabalho buscará respostas para a questão da proteção ao índio, inclusive em plano aos Direitos Humanos, ao mesmo tempo em que reflete acerca da proteção ao meio ambiente, essencial para o século XXI.

Biografia do Autor

BRUNA MORAES DA COSTA WEIS, FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA/FADISMA

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria/ FADISMA (2007 - 2012). Atualmente está concluindo duas Pós-graduações, uma em Ciências Penais e a outra em Direito Constitucional, ambas pela Universidade Anhanguera Uniderp/ UNIDERP, Brasil. Também realiza curso para a carreira de Delegado da Polícia Civil pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus e participa do Núcleo Experimental de Webcidadania - NEW, pela Faculdade de Direito de Santa Maria/ FADISMA.

Downloads

Publicado

2017-05-03

Como Citar

WEIS, B. M. D. C. (2017). RELAÇÃO CULTURAL DOS POVOS TRADICIONAIS INDÍGENAS COM O MEIO AMBIENTE E A SUSTENTABILIDADE. Direito E Humanidades, (26), 17–23. https://doi.org/10.13037/dh.n26.2551

Edição

Seção

Artigos