A EXECUÇÃO FISCAL E AS SUAS CRISES DE INSTÂNCIA

Autores

  • CASSIO BENVENUTTI DE CASTRO Juiz de direito no Estado do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.13037/dh.n28.5072

Resumo

A cobrança do crédito tributário sofre uma crise de identidade e, por decorrência, várias crises de instância.Trata-se de uma modalidade de processo que não assume uma natureza jurídica referenciada pelas tendênciasdo processo civil contemporâneo, pois a legislação de regência, da década de 1980, está comprometidacom a metodologia tecnicista do século passado; assim, a execução fiscal não é considerada um procedimento emcontraditório, e os seus incidentes são observados através da lente do formalismo excessivo do direito material-tributário.A mesma corrente que elabora o processo enquanto uma relação jurídica de direito público proporcionaterreno fértil à série de crises de instância que emperram a execução fiscal. Na verdade, o que menos ocorre naexecução fiscal é uma execução propriamente dita. Daí um cenário que se abriu propício à incidência do novo art.40 da LEF e, portanto, um paradoxo: esse dispositivo é ilustrado pelo paradigma que organiza o processo comoum procedimento em contraditório, bem ao contrário do perfil que encerrava as compreensões do século em queformulada a lei de execução fiscal. A origem da execução fiscal se reporta ao tecnicismo, porém, as suas diuturnasreformas, inclusive as reformas do CPC, utilizam-se de uma diferente concepção do processo civil. A definição danatureza jurídica da execução fiscal aparelha o operador do direito para o manejo das recentes reformas do processocivil, seja uma regra prevista na LEF ou prevista de maneira inédita no CPC.

Biografia do Autor

CASSIO BENVENUTTI DE CASTRO, Juiz de direito no Estado do Rio Grande do Sul.

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal doRio Grande do Sul (2002). Especialista em Ciências Penais pela RedeLFG. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande doSul (2013). Juiz de direito no Estado do Rio Grande do Sul.

Como Citar

DE CASTRO, C. B. (2017). A EXECUÇÃO FISCAL E AS SUAS CRISES DE INSTÂNCIA. Direito E Humanidades, (28), 13–29. https://doi.org/10.13037/dh.n28.5072

Edição

Seção

Artigos