Projeto de extensão universitária de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem: integração de saberes e prestação de serviço

Sônia Aparecida Belletti Cruz

Resumo


Estudos apontam a importância da formação inicial de qualidade para formar docentes reflexivos e questionadores sobre os problemas cotidianos e os fundamentos científicos. Embasado nas concepções de Meirieu (1998, 2002 e 2006) sobre conhecimentos docentes, o presente trabalho objetiva relatar experiências de universitários do curso de Pedagogia da UNIP-Araraquara-SP, no desenvolvimento do projeto de extensão de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem do Ensino Fundamental, visando a integrar saberes e prestação de serviço. Pioneiro no curso de Pedagogia, tal projeto se utiliza derecursos pedagógicos diversificados e diferenciados e as propostas de atividades são cuidadosamente planejadas, já que devem se adequar ao nível de desenvolvimento da criança. Analisando os trabalhos desenvolvidos, pode-se considerar que quando as crianças vivenciam atividades prazerosas e desafiadoras, e que dão vontade de aprender, sem dúvida sua reação é positiva frente à intervenção que recebem.

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DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n1.4246

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