A língua inglesa nas escolas de tempo integral: diretrizes e práticas de ensino

Autores

  • Daniela Morales Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n1.4255

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa, que assumiu como objeto deestudo o ensino de língua inglesa nas escolas de tempo integral da rede pública deensino do Estado de São Paulo. Os objetivos foram: entender como acontece esseensino e as políticas públicas que o orientam; discutir a possibilidade de inclusãoda língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental e verificar as condições necessárias para que o ensino da língua estrangeira promova a equidade social.Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma revisão de literatura, complementada por entrevista semiestruturada com docentes que atuam nessa área. Os dados da pesquisa revelam que o ensino da língua inglesa desperta grande interesse nos alunos dos anos iniciais. No entanto, foram evidenciados alguns fatores que não contribuem para que o ensino de línguas seja efetivo, por exemplo, a falta de recursos didáticos e a falta de formação para os professores.

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Biografia do Autor

Daniela Morales Monteiro

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Possui aperfeiçoamento emMetodologia para o ensino de Língua Inglesa pelo I.O.E – Institute of Education in London. Pesquisadorados grupos de pesquisa “Ensino de Língua Estrangeira, Formação Cidadã e Tecnologia” pela UNICAMPe “Grupos, Práticas e Formação” pela Unicid. Professora titular de língua inglesa na rede estadual deensino de São Paulo.

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Publicado

2016-09-17

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO