Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível

Autores

  • Alexandre Patricio de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP; Universidade Paulista - UNIP.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4374

Resumo

Este artigo parte de um estudo de caso apresentado pelo autor, baseado em sua prática como gestor educacional, atrelada à sua formação como psicopedagogo e psicanalista. A partir de uma revisão bibliográfica específica, e com metodologia de abordagem qualitativa, ilustrada por meio de fragmentos do cotidiano escolar, objetiva-se demonstrar a importância do entendimento da gestão como uma tarefa coletiva e comprometida com uma educação integradora, que seja capaz de compreender a complexidade das relações humanas, apresentada e desenvolvida pelos estudos da psicologia educacional. Propõe-se por fim, uma reflexão direcionada para uma possível práxis interligada por via desse diálogo teórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Patricio de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP; Universidade Paulista - UNIP.

Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional, Psicanalista e mestrando em Psicologia Clínica no núcleo de Psicanálise da PUC-SP. Docente dos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia da Universidade Paulista – UNIP e Diretor Escolar da rede privada em São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO