Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora

Autores

  • Eliana Anunciato Franco de Camargo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal
  • José Tarcísio Franco de Camargo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n3.4655

Resumo

O estudo da Parasitologia embasa a construção de conhecimentos e propicia o reconhecimento de determinantes sociais e ambientais na transmissão das doenças parasitárias. Práticas de ensino mediadas por procedimentos significativos podem impactar positivamente o aprendizado dos graduandos. Objetivou-se com esta pesquisa compartilhar metodologias que favoreçam a aprendizagem através da utilização de práticas investigativas e reflexivas. Nos procedimentos metodológicos, além das aulas teóricas e práticas, foram desenvolvidas atividades que envolveram visitas a laboratórios de análises clínicas e curso de capacitação em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados demonstraram que as práticas docentes utilizadas atualmente se distanciam da abordagem contextualizada e problematizadora que a disciplina impõe. Esta pesquisa aponta a necessidade de (re)pensar o ensino de parasitologia sob o ponto de vista de uma aprendizagem bem-sucedida e oferece aos docentes pressupostos de uma educação contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Anunciato Franco de Camargo, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

Possui doutorado em Biologia Animal, na área de Relações Antrópicas, Meio Ambiente e Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (2016), mestrado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (1997), especialização em Educação a Distância pela Universidade Norte do Paraná (2017) e em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), graduação em Licenciatura em Ciências - Faculdades Integradas Maria Imaculada (1992) e graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Amparo (2000). Atualmente é professora nos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Pedagogia no Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (UniPinhal). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, na área de Ensino Aprendizagem e na área de Educação a Distância.

José Tarcísio Franco de Camargo, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

Possui graduação em Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER(2015), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(1995). Atualmente é Professor do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, Professor do Centro Guaçuano de Educação Profissional "Governador Mário Covas" e Membro de corpo editorial da Interciência e Sociedade - Fac. Municipal "Professor Franco Montoro". Tem experiência na área de Ciência da Computação.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO