UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Estéfano Vizconde Veraszto, Juliane Cristina Molena, Natalia Talita Corcetti, Elisa Ramos da Silva, José Tarcísio Franco de Camargo

Resumo


Um dos grandes desafios da educação brasileira é a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para tornar o processo de ensino e aprendizagem efetivo, é de extrema relevância conhecer como alunos, que são o público alvo das políticas públicas, estão participando desse processo de inclusão escolar em salas de aulas regulares, contribuindo assim para a solução desse paradigma. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo entender como está acontecendo o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual em escola específica no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e os resultados obtidos nos fazem refletir sobre as maneiras mais eficazes de intervenções educativas, adequadas no processo de formação e capacitação de professores que sejam capazes de desenvolver atividades que incluam todos os alunos de maneira efetiva, independente de apresentarem alguma deficiência.

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DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.4984

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