UM ESTUDO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS REGULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos
  • Juliane Cristina Molena Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
  • Natalia Talita Corcetti Universidade Federal de São Carlos, Campus Araras, Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação
  • Elisa Ramos da Silva Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
  • José Tarcísio Franco de Camargo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.4984

Resumo

Um dos grandes desafios da educação brasileira é a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para tornar o processo de ensino e aprendizagem efetivo, é de extrema relevância conhecer como alunos, que são o público alvo das políticas públicas, estão participando desse processo de inclusão escolar em salas de aulas regulares, contribuindo assim para a solução desse paradigma. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo entender como está acontecendo o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual em escola específica no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e os resultados obtidos nos fazem refletir sobre as maneiras mais eficazes de intervenções educativas, adequadas no processo de formação e capacitação de professores que sejam capazes de desenvolver atividades que incluam todos os alunos de maneira efetiva, independente de apresentarem alguma deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Físico e Doutor em Educação Ciência e Tecnologia pela UNICAMP. Estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid. Professor Adjunto da UFSCar. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFSCar Campus Araras.

Downloads

Publicado

2019-01-15

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO