FUNDAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO E PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA

Leda Belitardo de Oliveira Pereira, Fernanda Sueko Ogawa, Elisângela Soares Siqueira dos Santos, Raquel Gonçalves Octávio

Resumo


Este artigo tem como ponto de partida o ato educativo numa concepção abrangente, considerando-o como processo de aprofundamento teórico que se materializa em práticas até mesmo fora de um contexto institucionalizado, para a Educação e para a Educação Ambiental. A fundamentação deste texto é da Teoria Crítica, na perspectiva de Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno (1903-1969), Herbert Marcuse (1898-1979) e Jürgen Habermas (1929-)como possibilidade de uma educação geradora de reflexão a caminho da emancipação dos indivíduos e da sociedade.

Palavras chave: Fundamentos da educação. Educação ambiental. Teoria crítica



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DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5409

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