FUNDAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO E PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA

Autores

  • Leda Belitardo de Oliveira Pereira Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro.
  • Fernanda Sueko Ogawa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro.
  • Elisângela Soares Siqueira dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro.
  • Raquel Gonçalves Octávio Centro Universitário de Jaguariúna Unifaj

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5409

Resumo

Este artigo tem como ponto de partida o ato educativo numa concepção abrangente, considerando-o como processo de aprofundamento teórico que se materializa em práticas até mesmo fora de um contexto institucionalizado, para a Educação e para a Educação Ambiental. A fundamentação deste texto é da Teoria Crítica, na perspectiva de Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno (1903-1969), Herbert Marcuse (1898-1979) e Jürgen Habermas (1929-)como possibilidade de uma educação geradora de reflexão a caminho da emancipação dos indivíduos e da sociedade.

Palavras chave: Fundamentos da educação. Educação ambiental. Teoria crítica


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Belitardo de Oliveira Pereira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro.

Doutoranda em Educação pela Unesp de Rio Claro - linha: Educação Ambiental. Diretora de Escola Técnica no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Fernanda Sueko Ogawa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro.

Mestranda em Educação pela Unesp de Rio Claro - linha: Educação Ambiental. Bióloga pela mesma Instituição.

Elisângela Soares Siqueira dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro.

Mestranda em Educação pela Unesp de Rio Claro - linha: Educação Ambiental. Licenciada em Letras e professora da Secretaria Municipal de Ensino de Rio Claro.

Raquel Gonçalves Octávio, Centro Universitário de Jaguariúna Unifaj

Doutora em Educação pela Unicamp e professora da Pós-graduação em Educação do Centro Universitário de Jaguariúna Unifaj.

Downloads

Publicado

2019-01-15

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO