FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Autores

  • Lisandra Príncepe Universidade Paulista/ISES
  • Marli André Pontifícia Universidade Católica de São paulo

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5739

Resumo

O artigo traz  resultados de uma tese de doutorado que teve como objetivo investigar as implicações das condições de trabalho para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes em uma Rede Municipal de Educação. Foram considerados iniciantes, os docentes  com até três anos de exercício profissional e os com mais de três anos de experiência profissional, mas iniciantes na rede. Os dados foram produzidos por meio de  uma pesquisa do tipo survey,  que contou com a participação de 121 professores que responderam a um questionário. A análise indicou que o início da docência foi marcado por uma diversidade de fatores que ora podiam facilitar, ora dificultar o desenvolvimento profissional docente. Indica-se que os limites do tempo do que pode ser considerado “início da docência” dependem das condições de carreira e  enquanto o professor não alcançar a estabilidade e continuar vivenciando suas experiências profissionais em condições de precariedade, poderá ser considerado iniciante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Príncepe, Universidade Paulista/ISES

Mestre e doutora em Educação pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Professora de cursos de Pedagogia na Universidade Paulista e Faculdade Sumaré. Bolsista de pesquisa na Fundação Carlos Chagas.

Marli André, Pontifícia Universidade Católica de São paulo

Doutora em Psicologia da Educação pela University of Illinois – USA. Professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da PUC SP  e vice coordenadora do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Formação de Formadores, da PUC SP.

Downloads

Publicado

2019-01-15

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO