FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • DULCE MARIA STRIEDER UNIOESTE
  • ANA PAULA NAHIRNE UFFS e IFPR

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5754

Resumo

O presente artigo tem origem em uma ação didática cujo objetivo foi contribuir com a aprendizagem em Física no Ensino Médio, a partir da análise do filme “A Fuga das Galinhas. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu com uma turma de 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Física, do Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata – E.F.M., localizado no interior do município de Nova Laranjeiras/PR. Para a elaboração do trabalho, foi realizado o planejamento prévio pautado em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial  autores que abordam  a viabilidade de uso dos filmes como instrumento auxiliador ao processo de ensino e aprendizagem. A presente análise, fundamentada em aspectos da pesquisa qualitativa, se divide em quatro momentos: o primeiro fará uma introdução sobre a utilização do filme como estratégia de ensino e aprendizagem; a segunda fará uma explanação sobre o colégio no qual foi realizada a atividade; o terceiro refere-se as estratégicas metodológicas adotadas para o desenvolvimento do trabalho e a última mostra quais as contribuições que o uso do filme em sala de aula trouxe  para a disciplina de Física. A atividade proposta, demonstrou no contexto específico a possibilidade e a importância da utilização de recursos midiáticos em sala de aula,  estabelecendo elos entre  diferentes conteúdos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DULCE MARIA STRIEDER, UNIOESTE

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com atuação na área de Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/UNIOESTE. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, cultura científica e ensino de fisica.

ANA PAULA NAHIRNE, UFFS e IFPR

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel/PR, linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática (2016-2017). Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava/PR (2010-2013) e em Matemática pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2013-2016). Bacharel em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz - FAG (2014-2018). Especialista em Educação do Campo: Fundamentos e Práticas na Área do Conhecimento também pela UNICENTRO (2014-2016). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - ESAP, Campus de Laranjeiras do Sul/PR (2013). Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, campus Quedas do Iguaçu/PR (2014-2015). Desenvolve pesquisas na área de Modelagem Matemática e Educação do Campo. Desde o mês de março de 2016  participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática.Atuou como educadora na Rede Estadual de Ensino do Paraná (SEED)   de 2011 à 2017, em Escolas do Campo, em nível Fundamental e Médio. Atualmente trabalha como docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Quedas do Iguaçu e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO