O ENSINO DE ASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5777Resumo
O conteúdo de Astronomia tem se apresentado envolvente, instigante, altamente interdisciplinar e um importante eixo estruturante no currículo. Diante do significativo valor desse conteúdo, e por estar vinculado à disciplina de Ciências no Ensino Fundamental I, o presente trabalho tem como objetivo verificar se o Currículo para a Rede Municipal de Ensino de Cascavel – Anos Iniciais, segue, em questões de conteúdos e metodologias, as orientações desenvolvidas pelas pesquisas científicas sobre o ensino de Astronomia. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, enfatizando os aspectos do processo de ensino e aprendizado e as principais justificativas para esse ensino. Dos resultados obtidos, verificou-se que o Currículo não contempla algumas especificidades do conteúdo de Astronomia que são sugeridas pela literatura e a metodologia se apresenta superficial, o que compromete um aprendizado consistente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rosana Maria de Oliveira, Vilmar Malacarne
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND