AS REGRAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:UMA LEITURA BASEADA EM BASIL BERNSTEIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.5954

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar as regras da prática pedagógica presentes no discurso pedagógico e materializado no currículo de Ciências na sala de aula da EJA - Tempo Juvenil. A pesquisa teve como principal referencial teórico os estudos sociológicos de Basil Bernstein (1996), sobre o discurso pedagógico, e os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos Sociológicos da Sala de Aula (ESSA). Esta investigação é de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Para o levantamento dos dados, utilizamos os seguintes procedimentos: a observação participante; gravação em áudios das aulas; anotações em diário de campo; questionário socioeconômico e cultural com os alunos e entrevista semiestruturada com o professor. Os resultados apontam para as diversas relações sociológicas que caracterizam as dimensões instrucional e reguladora da prática pedagógica do professor de Ciências no Programa Tempo Juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Silveira Barros Bezerra, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Ensino UESB). Professora de Ciências e Biologia na Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN/Uesb).

Downloads

Publicado

2020-03-23

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO