CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM MUNICÍPIOS GOIANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6401

Resumo

O texto analisa o modelo de gestão do Conselho Municipal de Educação (CME) em três municípios do Estado de Goiás - Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Jataí-GO. A pesquisa de campo e documental, de natureza qualitativa foi norteada pela seguinte questão: quais seriam as formas de gestão e atuação dos CMEs em relação ao viés democrático?  Como procedimento metodológico, foram utilizados questionários com questões semiestruturadas. A análise teve como suporte a perspectiva crítica. Os dados mostraram que os Conselhos Municipais de Educação se constituem importantes mecanismos que contribuem para o fortalecimento da democracia local, e que podem se tornar um ambiente de articulação política, de organização e de reflexão da sociedade civil acerca dos desafios educacionais dos municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ari Raimann, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Professor efetivo na Universidade Federal de Goiás/REgional Jtaí. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/RegionalJataí. Vice-Diretor da Unidade Acad~emica Especial de Educação.

FÁTIMA ALMEIDA BARAÚNA, Prefeitura Municipal de Rio Verde - Secretaria Municipal de Educação.

Possui graduação em PEDAGOGIA - FESURV- Universidade de Rio Verde (1994). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. É diretora no Sistema público municila de Rio Verde. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí.

Downloads

Publicado

2020-03-23

Edição

Seção

DOSSIÊ POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA