O SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ASSU/RN: POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6414

Resumo

Este trabalho compreende parte de uma pesquisa de dissertação e objetiva analisar o sentido atribuído pelos gestores escolares quanto à participação dos sujeitos nas escolas públicas estaduais do município de Assú/RN. O problema deriva da seguinte questão: Qual o sentido de participação para os gestores escolares em tempos de gerencialismo? A abordagem da investigação é qualitativa, tendo como procedimento de construção de dados a pesquisa bibliográfica e o diário de pesquisa (BARBOSA, 2010). Como fundamentação teórica, amparamo-nos em Arendt (2011), Lima (2007), Frateschi (2007) e Barbosa (2010), dentre outros autores. A participação evita a tomada de decisões unilaterais e constitui exercício de liberdade política e desenvolvimento de uma cultura democrática.

 

Palavras-chave: Participação. Espaço escolar. Gestão Democrática. Gerencialismo.

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Publicado

2020-03-23

Edição

Seção

DOSSIÊ POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA