A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR “COM” A EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7685

Palavras-chave:

Educação Física; Educação Infantil; Paulo Freire.

Resumo

O objetivo desse estudo foi apresentar uma experiência político-pedagógica de Educação Física Escolar “COM” a Educação Infantil, que tematizou a ginástica se aproximando de elementos freirianos para dialogar “COM” as crianças. A organização apoiou-se na pesquisa qualitativa crítica. O projeto relatado aconteceu durante um trimestre em uma escola pública da cidade de Santo André – SP. O estudo evidenciou que, ao se tratar da Educação Infantil, somos convocados a brincar e criar “COM” as crianças. Como seres no mundo, as crianças, quando não oprimidas, se expressam politicamente, exigindo seus direitos. É a teimosia curiosa e criativa de falarem suas próprias palavras, ao ponto de convocarem seu ato de resistência por um mundo mais brincante, humano e amoroso. Aproximar a Educação Física das obras de Paulo Freire é reconhecer a possibilidade de um reposicionamento para a função social do componente curricular, além de um avanço epistemológico pautado na Educação Libertadora.

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Biografia do Autor

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas. Doutorando em Educação Física na mesma instituição. Docente da Prefeitura de Santo André. São Paulo/SP. Brasil

 

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de São Paulo. São Paulo/SP. Brasil

Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas

Mestre em Educação Física pel Universidade São Judas. Doutoranda em Educação Física pela mesma instituição. Docente da Universidade de Guarulhos. São Paulo/SP. Brasil

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade São Judas. São Paulo/SP. Brasil

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Publicado

2021-08-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: CEM ANOS DE PAULO FREIRE: RESISTÊNCIAS E UTOPIAS NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS