CORRELAÇÕES ENTRE PESQUISA-AÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA FREIREANA: UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7705

Palavras-chave:

Método da Pesquisa-ação, Método da Pesquisa Participante., Educação e Ensino., Método de Paulo Freire.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo propor correlações entre Pesquisa-ação e o método de alfabetização de Paulo Freire (2019a). Nesse viés, discutimos sobre a pesquisa-ação com vistas a produção de novos conhecimentos em ciências humanas a partir da resolução de problemas sociais em diálogo com a práxis pedagógica freireana, vislumbrando-se no campo da Educação pesquisas que possam viabilizar cooperação entre sujeitos. O método de Paulo Freire é visto quanto aos processos de ensino e aprendizagem, à alfabetização e/ou escolarização das classes populares tendo nos temas geradores junto aos aspectos culturais pontos de convergências epistemológicas a pesquisa-ação. Nesse sentido, interessam os questionamentos e a dialogicidade dos problemas e/ou situações dos cotidianos. Em termos metodológicos recorreu-se a materiais bibliográficos para a concatenação das ideias chave de Freire e destaca-se que a Pesquisa-ação apresenta estreito debate com o método de Freire, bem como sobre a relação do pesquisador/professor e o público da pesquisa que torna este método uma ação de cooperação e promoção de conhecimentos com vistas a solucionar problemas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Maria Moser, Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Porto Velho Rondônia

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia  e doutorado em Desenvolvimento Sustentável (UFPA). É Professora do Departamento de História e da Pós-Graduação em História da Amazônia da Universidade Federal de Rondônia, cidade de Porto Velho, RO.

Hualan Pacheco, IFRO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (UNIR). Licenciado em Física (2012).  Professor EBTT - IFRO, campus da cidade de Porto Velho, RO.

Eduardo Servo Ernesto, Prefeitura de Porto Velho

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (UNIR). Graduado em História (2011). Professor de História pela Prefeitura do município de Porto Velho, RO.

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Local: Liber Livro, 2004.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método de Paulo Freire. 1. ed. São Paulo: Editora Brasiliense. 1981.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e Educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2019b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed., São: Paz e Terra, 2019c.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. PROF. Paulo Freire. São Paulo: USP - Cdcc, 1994. P&B. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2C518zxDAo0. Acesso em: 14 jan. 2021.

FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos: é ela um que fazer neutro? Revista Educação e Sociedade, UNICAMP / Cortez & Moraes, v. I, n. 1, set. 1978.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: RJ, E. P. U., 2020.

LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2011.

MACIEL, Jarbas, Fundamentação teórica do Sistema Paulo Freire de Educação. In FÁVERO, O. (Org.). Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Petrópolis:Vozes,2016.

THIOLLENT, Michael; Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. Cortez: São Paulo, 1986.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2019.

Downloads

Publicado

2021-08-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: CEM ANOS DE PAULO FREIRE: RESISTÊNCIAS E UTOPIAS NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS