BRINCAR NA CRECHE: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7852

Palavras-chave:

importância do brincar; estado do conhecimento, brincar na creche.

Resumo

Este texto é um recorte da pesquisa desenvolvida com objetivo geral de mapear e compreender as concepções do brincar na Educação Infantil, especificamente na creche, discutidas em teses e dissertações produzidas na área da Educação. A investigação, com abordagem quanti-qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento, teve como fonte para obtenção dos dados a “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações”. A busca, com delimitação temporal no período de 1999 a 2018, resultou em um número final de quatro produções, indicando claramente a quase inexistência de pesquisas envolvendo o brincar que tenha como contexto a creche. Acreditamos que o cenário revelado denuncia o descaso ainda sofrido por esse espaço quando se trata de uma abordagem educacional/pedagógica envolvendo suas práticas cotidianas também nos trabalhos acadêmicos; bem como, certa desvalorização do brincar no espaço de atendimento educativo.

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Biografia do Autor

Fabrícia Soares de Araújo Sá, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação. Especialista em Educação da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas-MS

Sílvia Adriana Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Rosemary Alves de Souza Garcia, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação. Professora Coordenadora da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas-MS

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Publicado

2021-08-10