Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Gestão & Regionalidade tem como missão contribuir para a geração e disseminação de conhecimento na área de Administração, considerando-se as sub-áreas tradicionais desta área de conhecimento, e incorporando estudos que abordem o tema regionalidade.

A Gestão & Regionalidade tem como público professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e parcela relevante da comunidade empresarial e de gestores públicos.Trata-se de um periódico generalista na área de Administração, mas que incorpora e busca se aprofundar em temas que associam gestão empresarial à regionalidade. Os estudos desta sub-área voltam-se para a análise da articulação de esforços conjuntos de organizações e outros segmentos da sociedade no espaço de uma região - que pode ser geográfico, administrativo, econômico, político, social e cultural. Os artigos publicados na revista Gestão & Regionalidade devem ser elaborados com bases nos princípios de construção científica do conhecimento, devem tratar de tema relevante para a área de Administração no contexto atual, e utilizar referencial teórico-conceitual que reflitam o estado da arte do conhecimento na área. Os trabalhos devem ainda esclarecer quais são os impactos de seus resultados e conclusões na teoria e prática administrativa.

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Edição Especial – Gestão & Inovação na América Latina

Esta edição especial da Revista Gestão & Regionalidade dará prioridade para abordagens que: a) envolvam dois ou mais países da América Latina; b) comparem a realidade de países da América Latina com a de outras regiões ou países; c) investiguem problemas comuns aos países latino-americanos; d) apresentem estudos de casos replicáveis para a América Latina.

Temas Preferenciais:

  • Políticas de ciência, tecnologia e inovação
  • Empreendedorismo e inovação
  • Pequenas e médias empresas (PME) e inovação
  • Estratégias empresariais de inovação
  • Inovações ambientais
  • Transferência tecnológica
  • Sistemas de inovação – nacional, regional, setorial
  • Redes de inovação – alianças empresariais de P& D, interações entre empresas e universidades
  • Competências e capacidades das empresas para inovar
  • Indicadores de ciência, tecnologia e inovação
  • Inovações de produto e processo
  • Inovações organizacionais e de marketing
  • Economia do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Inovação e território – parques tecnológicos, incubadoras tecnológicas
  • História da inovação
  • Esforço e fontes de inovação

Notas para autores

Os artigos devem seguir as “diretrizes para autores” da Revista Gestão & Regionalidade.

Editores

Enrique Ogliastri - INCAE / IE Business Schools

João Batista Pamplona - USCS Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mauricio Gomez Villegas - UNAL Universidad Nacional de Colombia

 

Editores
  • Enrique Ogliastri
  • João Pamplona
  • Marco Pinheiro da Silveira
  • Mauricio Villegas
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos originais submetidos à Gestão & Regionalidade que atenderem às normas de submissão serão avaliados por dois avaliadores had hoc na forma de double blind review (às cegas). Os critérios de avaliação dos artigos são: tema atual, relevante e oportuno;objetivo do trabalho está claro e bem definido; abordagem é criativa e inovadora;estrutura do texto é clara e adequada a um trabalho científico; linguagem é clara e concisa, leitura é fluida e agradável; base teórico-conceitual é consistente e reflete o estado-da-arte do conhecimento na área; desenvolvimento teórico é adequado e bem estruturado; metodologia de pesquisa é clara e os resultados obtidos de sua aplicação são consistentes com os objetivos do trabalho;conclusão é coerente, clara e objetiva; o trabalho representa uma contribuição científica para o conhecimento em Administração e/ou para a prática administrativa.

Os artigos submetidos à G&R serão processados gratuitamente para os autores.

 

Periodicidade

A periodicidade da Revista G&R é quadrimentral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Ética em Produção Científica

A G&R prioriza a originalidade e relevância nos trabalhos publicados.E, para garanti-las são feitas verificações com auxílio de sistemas automatizados de análise de autoria.

O zelo e a lisura na observação de altos padrões de comportamento ético, para todas as partes envolvidas, são fatores cruciais para a isenção e preservação da qualidade dos artigos publicados na G&R. Com o propósito de alcançar tais padrões, este periódico se reserva o direito de:

a) Utilizar o software de verificação de plágio CrossCheck, desenvolvido pela iThenticate, por iniciativa da CrossRef, para verificar o nível de semelhança, conflitos de autorias e autenticidade dos artigos originais enviados, antes mesmo do Deskreview. Dependendo do nível de semelhança, o artigo poderá ser rejeitado, à priori;

b) Artigos oriundos de TCCs, Dissertações e Teses, embora tenham tolerância maior, quando submetidos ao “iThenticate”, devem apresentar referência à obra original;

c) Investigar, em caso de denúncia ou detecção própria de fraudes em pesquisa, submissão ou publicação duplicada, e tomar medidas cabíveis, que incluem: tirar o artigo do site da revista, suspender a publicação e, em caso de dupla publicação, notificar a revista que acolheu o artigo e, em caso de plágio, eventualmente, notificar o autor original.

 Deveres dos revisores (avaliadores)

- Atitude contributiva e respeitosa à obra e aos seus autores;

- Sigilo em relação aos dados descritos no artigo;

- Zelo na aplicação do rigor cientifico típico da escrita científica e da norma de elaboração aplicada pela G&R;

- Clareza no apontamento das falhas do artigo sob sua análise; e; sempre que possível, proposição de fontes que possam atualizar ou valorizar a pesquisa apresentada