Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaro que o trabalho é inédito, ou seja, não foi submetido nem publicado em outro periódico nacional ou internacional.
  • Declaro que o texto do artigo foi produzido sem o auxílio dos recursos de inteligência artificial.
  • Os autores se comprometem, caso o artigo seja aprovado, a converter o texto para o idioma inglês, sendo os custos da tradução responsabilidade dos autores.  Será solicitado o envio de documento comprovando que o trabalho de tradução foi realizado por profissional habilitado para realizar a tarefa.
  • O preenchimento de todos os campos do Metadados é obrigatório para todos os Autores, conforme abaixo:

1 - É  obrigatório informar a afiliação institucional: Universidade (nome), Departamento/Unidade (ex: programa de mestrado área X ),   Setor/Área (ex: Instituto de Pesquisa X,  etc) e sua localização geográfica (Cidade, Estado e País). Os autores que não tiverem afiliação institucional deverão informar que são autônomos ou vinculados em algum instituto de pesquisa, órgão ou empresa privada, etc. , e devem identificar a localização geográfica (Cidade, Estado e Pais);

2 - É obrigatório o preenchimento do número do "ORCID" de todos os autores: (https://orcid.org/0000-0000-0000-0000);

3 - Os autores devem preencher a sua titulação, mencionando o tipo de curso, área, instituição e localização geográfica.

Diretrizes para Autores

O arquivo em Word deve conter o texto integral, sem identificação do(s) autor(es), sendo permitido o máximo de 5 (cinco) co-autores. Deve ter entre 5.000 e 8000 palavras. O texto deve ter letra tamanho 12 e tipo Times New Roman, espaço simples e 2,5 centímetros de margens. O título deve ser em português e em inglês e após o mesmo, deve ser apresentado um resumo em português e outro em inglês, não devendo cada um ultrapassar 150 palavras. Devem ser apresentadas no mínimo três palavras-chave, também em português e em inglês. As citações e referências bibliográficas devem obedecer à norma APA - American Psychological Association , a partir do mês de dezembro de 2022. Os artigos submetidos até novembro de 2022 devem obedecer à norma ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Os artigos podem ser enviados em português, inglês ou espanhol. Excepcionalmente, a critério do editor, serão aceitos artigos em outras línguas. Serão aceitos até cinco autores (5) por artigo.

Obs.: Nas citações e referências bibliográficas de artigos internacionais escritos no idioma inglês poderão ser utilizadas as normas da American Psychological Association - APA.

O artigo deve ser feito no modelo do "template" abaixo, não podendo ser alterada a formatação do modelo.

Para garantir a avaliação às cegas, o autor deverá limpar as propriedades do artigo, conforme segue:

1)  Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo> Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo>Informações> Verificar se há problemas>Inspecionar documento>Inspecionar>Propriedades do Documento e Informações Pessoais>Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.

2) O artigo deverá ser salvo com o seu seu título.

Insira aqui a política desta seção