Clusters Comerciais: um Estudo sobre Concentrações de Bares na Cidade de São Paulo

Renato Telles, Edman Altheman, João Paulo Lara de Siqueira, Silton Marcell Romboli

Resumo


O presente trabalho resultou do estudo da adequação da abordagem de clusters de negócios para operações varejistas concentradas geograficamente em centros urbanos. Examinou-se o desempenho de bares em São Paulo, presentes em concentrações e externas a elas. Indicadores, associados às condições de operação examinadas, foram analisados segundo modelo de Zaccarelli et. al. (2008), buscando-se a verificação e a compreensão das potenciais diferenças, preconizadas pelo modelo. O método empregado na pesquisa consistiu de etapa quantitativa, com entrevistas baseadas em questionário, envolvendo responsáveis por bares na Vila Madalena, na Vila Olímpia e em localizações isoladas, e de etapa qualitativa, na qual, por meio de entrevistas semi-estruturadas, foram coletadas informações de gestores de bares. As diferenças identificadas sugerem consistentemente relação com localização dos bares, entretanto, as informações obtidas não caracterizaram suficientemente as concentrações como clusters, embora, a de Vila Madalena ofereça indícios vigorosos da presença de atributos característicos de cluster de negócios.

Palavras-chave: clusters de negócios, rede de negócios, APL, competitividade de clusters de negócios.


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DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol27n81.1194

 

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