A Divulgação de Indicadores não Financeiros em Sites Municipais Gaúchos

Sabrina Trejes Marengo, Carlos Alberto Diehl

Resumo


As organizações, tanto privadas quanto públicas, procuram orientar sua gestão para resultados e melhorias de desempenho. Com o advento da Lei de Responsabilidade Social, sancionada em 2000, os indicadores tornaram-se instrumentos de medição das políticas e das peças orçamentárias. O objetivo deste artigo é verificar a divulgação de indicadores não financeiros em sites municipais. A pesquisa investiga a divulgação de informações nos sites das prefeituras municipais gaúchas, no que tange a informações de indicadores sociais, também denominados como indicadores não financeiros. Os dados dos portais eletrônicos foram coletados através de um formulário de observação. A amostra foi escolhida com base no critério de número de habitantes superior a 50 mil, totalizando 39 municípios gaúchos. O estudo revela que as prefeituras municipais analisadas ainda não utilizam a Internet como aliada na divulgação de informações, ajudando, dessa forma, no processo de prestação de contas e avaliação do desempenho da gestão municipal.

Palavras-chave: divulgação; indicadores não financeiros; sites; municípios gaúchos.


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DOI: http://dx.doi.org/10.13037/gr.vol27n81.1274

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