ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E INTEGRAÇÃO ENTRE LOGÍSTICA, PRODUÇÃO E MARKETING EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS

Marina Dias de Faria, José Luis Felicio Carvalho

Resumo


A pesquisa propõe-se a ampliar a discussão sobre a integração entre as disciplinas e funções de logística, produção e marketing. Na instância teórica, essa aproximação evidencia uma preocupação com a dimensão estratégica. No âmbito prático, essa interface compreende aspectos intraorganizacionais, bem como relativos às redes interorganizacionais e à cadeia de suprimentos. O objetivo do trabalho é investigar a integração entre as funções de marketing, logística e produção, presentes no alinhamento entre a previsão de vendas e a capacidade produtiva de uma corporação que fabrica, distribui e comercializa bebidas não alcoólicas. Os resultados evidenciam a dificuldade em alinhar as três áreas, pois a organização enfrenta dificuldades para prever vendas e depois adequar a capacidade produtiva à previsão. Em razão de desequilíbrios de poder, parecem subsistir assimetrias na rede em que a corporação estudada ocupa a posição central, bem como um desequilíbrio correspondente na estrutura da cadeia de suprimentos. Palavras-chave: cadeia de suprimentos, redes interorganizacionais, alinhamento estratégico.

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DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol25n73.148

 

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