Cultura Organizacional e Mito Fundador: Um Estudo de Caso em uma Empresa Familiar

Autores

  • Cléria Donizete da Silva Lourenço Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Patricia Aparecida Ferreira Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1630

Resumo

Nos últimos anos, o tema simbolismo organizacional assumiu importância crescente na administração. Dentro desta abordagem, encontram-se conceitos relacionados ao mito fundador e à cultura organizacional. O fundador assume um papel fundamental no processo de moldar os padrões culturais de uma organização e após sua morte o mesmo pode ser transformado em um mito. Neste trabalho, procurou-se identificar o sentido da morte do fundador para os atores organizacionais bem como compreender as mudanças ocorridas nas relações de trabalho após a sua morte. Para tanto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, do método do estudo de caso, de entrevistas em profundidade e da análise de conteúdo. Observou-se que a história de uma organização carrega muito da história do seu fundador. Constatou-se também que o sentido da morte do fundador para os atores organizacionais envolveu uma série de mudanças que acarretaram em um rompimento com os valores e princípios preconizados por ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cléria Donizete da Silva Lourenço, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Professora Adjunta da Universidade Federal de Lavras – UFLA Departamento de Administração e Economia – DAE

Área: Estudos organizacionais; Ensino de Administração

Patricia Aparecida Ferreira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Professora Adjunta da Universidade Federal de Lavras – UFLA Departamento de Administração e Economia – DAE
Área: Estudos organizacionais; Administração pública

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

Lourenço, C. D. da S., & Ferreira, P. A. (2012). Cultura Organizacional e Mito Fundador: Um Estudo de Caso em uma Empresa Familiar. Gestão & Regionalidade, 28(84). https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1630