Ampliando a Compreensão sobre a Aprendizagem Interorganizacional: Um Estudo em uma Rede do Setor de Serviços

Vania de Fátima Barros Estivalete, Simone Alves Pacheco de Campos, Tarizi Cioccari Gomes, Marcelo dos Santos Machado

Resumo


O processo de aprendizagem interorganizacional tem se destacado como um dos temas emergentes para o ambiente no qual as organizações encontram-se inseridas, constituindo-se em um importante instrumento na formulação e no desenvolvimento de estratégias para as empresas que atuam na forma de redes. Diante desta perspectiva, o presente trabalho discute como se dá o comportamento de aprendizagem formal e informal entre as organizações integrantes de uma rede horizontal do setor de serviços. Assim, desenvolveu-se um estudo exploratório, de caráter quantitativo e qualitativo, sendo que o método de investigação utilizado foi o estudo de casos múltiplos. Por meio da análise dos dados, percebeu-se que o comportamento de aprendizagem predominante na rede estudada é o informal. No entanto, os gestores pesquisados têm consciência da importância da aprendizagem formal, mas estão enfrentando dificuldades no desenvolvimento de estratégias sistematizadas como uma forma de potencializar a aprendizagem entre as empresas. No estágio atual em que se encontra a rede, torna-se necessária a formalização de algumas práticas de aprendizagem como forma de garantir a manutenção dos relacionamentos ao longo do tempo.

 

Palavras-chave: aprendizagem interorganizacional, rede, setor serviços.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.187

 

Indexadores de que a G&R faz parte:


   DOAJ OAIster OCLC Ulrich LiVre Redalyc  SUMARIOS.org LatindexProquest

A G&R utiliza o                software  iThenticate para detecção e  prevenção de plágio 
 

    
 
 
 
A G&R é signatária da Declaração        de São Francisco sobre Avaliação        de Pesquisa- Dora