Franquia Varejista como Vantagem Competitiva: Múltiplos Estudos de Caso no Segmento de Farmácias e Drogarias

Autores

  • Bianca Bonassi Ribeiro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Vanderli Correia Prieto Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.205

Resumo

Esta pesquisa se insere no campo de estudos sobre varejo. A formação de franquias tem sido um dos tipos de aliança procurado pelo Varejo Farmacêutico. O objetivo do trabalho foi identificar, dentre as possíveis vantagens competitivas, quais estão motivando a formação de franquias no segmento de farmácias e drogarias. A pesquisa de campo envolveu a realização de entrevistas em profundidade com franqueadores e franqueados de duas redes de franquias do varejo farmacêutico, e sua análise baseou-se na técnica de análise de conteúdo. O artigo apresenta um panorama da competição no setor de Varejo Farmacêutico brasileiro, um levantamento teórico e múltiplos estudos de caso de empresas que passaram pela transformação de modelo de negócio, transformando-se em um modelo de alianças sob a forma de franquia. Dentre os achados, observou-se que a estratégia de franquias representou uma oportunidade para o franqueador aumentar rapidamente a sua participação no mercado varejista brasileiro, assim como para compartilhar custos e riscos, além de diferenciar-se perante os concorrentes. Por outro lado, identifica-se o risco de perda de competências, uma vez que as franquias têm um tempo de contrato limitado e durante este período o know how sobre o negócio é compartilhado com o franqueado. Do ponto de vista do franqueador evidencia-se que a busca pela franquia tem sido motivada, principalmente, pela possibilidade de aprendizado gerencial sobre um novo negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Bonassi Ribeiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora de marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Área CCSA - Centro de ciências sociais aplicadas. Membro do núcleo de pesquisa em Marketing da mesma instituição - NEMA.

Vanderli Correia Prieto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora de Planejamento Estratégico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Área CCSA - Centro de ciências sociais aplicadas.

Downloads

Publicado

2010-01-04

Como Citar

Ribeiro, B. B., & Prieto, V. C. (2010). Franquia Varejista como Vantagem Competitiva: Múltiplos Estudos de Caso no Segmento de Farmácias e Drogarias. Gestão & Regionalidade, 25(75). https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.205