AS PERCEPÇÕES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DA ÁREA DE GESTÃO ACERCA DAS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Uma pesquisa com profissionais de instituições de ensino privadas do Triângulo Mineiro

Autores

  • João Paulo Seno UFU - Universidade Federal de Uberlândia
  • Lucas Borges Kappel UFU - Universidade Federal de Uberlândia
  • Valdir Machado Valadão Júnior UFU - Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.2091

Resumo

Este artigo tem como objetivos a identificação dos pontos de vista do professor acerca das mudanças na educação superior e da percepção deste profissional sobre o impacto destas mudanças em seu trabalho. Para isso foram analisadas 21 entrevistas realizadas por e-mail com professores da área de gestão, de instituições de ensino privadas, localizadas no Triângulo Mineiro. Os resultados foram confrontados com a literatura existente e geraram insights a respeito de problemas relacionados à profissão. Os resultados sugerem que o professor é um sujeito altruísta, pelas escolhas que faz, e flexível, à medida que se adapta às mudanças que se impõem ao seu ambiente de trabalho. Também se observa que um novo aluno está presente em sala de aula e as tecnologias da informação e comunicação são a ponte para se chegar até ele; sugere-se, ainda, que o incentivo à carreira docente pode partir de boas experiências vividas já na graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Seno, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), especialização em Finanças pela FGV-SP (1991) e em Marketing pela ESPM-SP (1997). Atualmente é professor da União Educacional Minas Gerais S/C Ltda., nas áreas de Administração,Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

Lucas Borges Kappel, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Lucas Borges Kappel é Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Professor do Curso Técnico em Eletrônica do Colégio Uberaba. É também MBA Executivo Internacional (especialização lato sensu), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) em parceria com a Ohio University (OU-EUA) e Administrador, pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). É, ainda, Servidor Público Federal, Técnico-Administrativo em Educação, lotado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Reitoria (IFTM), ocupando o cargo de Administrador e a função de Coordenador de Atividades Administrativas.

Valdir Machado Valadão Júnior, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia, atua na Graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração, é revisor da Revista Contextus, Revista Contemporânea de Economia e Gestão e Membro do Conselho Editorial da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, cultura organizacional, gestão socioambiental, gestão em organizações do terceiro setor.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

Seno, J. P., Kappel, L. B., & Valadão Júnior, V. M. (2014). AS PERCEPÇÕES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DA ÁREA DE GESTÃO ACERCA DAS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Uma pesquisa com profissionais de instituições de ensino privadas do Triângulo Mineiro. Gestão & Regionalidade, 30(88). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.2091