Atitudes de torcedores de futebol frente a marcas patrocinadoras de times rivais ao seu. Um estudo exploratório.

Autores

  • Ana Carolina Alves de Toledo
  • Josmar Andrade Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH USP).

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2483

Resumo

À medida que aumentam os investimentos no patrocínio esportivo, notadamente no futebol, torna-se importante para o marketing entender os diversos aspectos deste tipo de estratégia. O presente trabalho busca aprofundar o entendimento sobre a atitude de consumidores-torcedores em relação a marcas patrocinadoras de times rivais aos seus. A análise de amostra de 280 respondentes fornece subsídios para explorar com maior profundidade as proposições de que torcedores mais envolvidos com seu time apresentam atitudes menos positivas em relação aos patrocinadores de times adversários e também de que o envolvimento afeta a intenção de compra de produtos destas marcas, mesmo quando há reconhecimento da excelência da oferta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Alves de Toledo

Bacharel em Marketing pela USP.

Bacharel em Esporte pela USP.

Josmar Andrade, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH USP).

Professor doutor e coordenador do curso de Bacharelado em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela ECA/USP e em Administração pela FEA/USP, com mestrado e doutorado na FEA/USP. Responsável pelas disciplinas Gestão da Comunicação Integrada e Ética em Marketing na EACH/USP.


Downloads

Publicado

2015-01-14

Como Citar

Toledo, A. C. A. de, & Andrade, J. (2015). Atitudes de torcedores de futebol frente a marcas patrocinadoras de times rivais ao seu. Um estudo exploratório. Gestão & Regionalidade, 30(90). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2483