Diagnóstico sistêmico e participativo das comunidades do Médio Maracá – AP: preparação para inserção de energia elétrica alternativa no âmbito do programa "Luz para Todos"

Autores

  • Alexandre Maduro-Abreu Universidade de Brasília
  • Antônio César Pinho Brasil Jr Universidade de Brasília
  • Elimar Pinheiro Nascimento Universidade de Brasília
  • Mireya Eugenia Valencia Perafan Universidade de Brasília - UnB
  • Antônio Nascimento Jr Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n92.2644

Resumo

Diante do desafio da universalização da energia elétrica, o Estado demonstra o interesse em assumir a responsabilidade de investir em tecnologias que viabilizem a geração de eletricidade em comunidades isoladas e, concomitantemente, prepará-las para utilizar a energia de forma produtiva. Para isso, o Ministério de Minas e Energia - MME, juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, lançaram o Edital CT-Energ/MME/CNPq xxxxx. Em resposta a este Edital, elaborou-se e foi aprovado um projeto para se trabalhar com as comunidades do Médio Maracá, localizadas no Projeto de Assentamento Extrativista – PAE de Maracá, no município de Mazagão, no Estado do Amapá.

O presente trabalho apresenta a metodologia Gestão Sistêmica e Participativa Local – GSPL, que foi formulada para apoiar a comunidade no processo de gestão local, a partir da inserção da energia, e que também orientou a execução do projeto. Assim como demonstra os resultados do diagnóstico realizado na comunidade e aponta as ações necessárias para: a) produzir bens e serviços que melhorem a qualidade de vida da população local, particularmente de sua renda familiar, b) a manutenção do funcionamento da tecnologia de suprimento; e c) a utilização da energia em atividades para o desenvolvimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Maduro-Abreu, Universidade de Brasília

Departamento de Administração

Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade - CPGIS

 

Antônio César Pinho Brasil Jr, Universidade de Brasília

Faculdade de Tecnologia - FT

Elimar Pinheiro Nascimento, Universidade de Brasília

Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS

Mireya Eugenia Valencia Perafan, Universidade de Brasília - UnB

Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade - CPGIS

Antônio Nascimento Jr, Universidade de Brasília - UnB

Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade - CPGIS

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

Maduro-Abreu, A., Brasil Jr, A. C. P., Nascimento, E. P., Perafan, M. E. V., & Nascimento Jr, A. (2015). Diagnóstico sistêmico e participativo das comunidades do Médio Maracá – AP: preparação para inserção de energia elétrica alternativa no âmbito do programa "Luz para Todos". Gestão & Regionalidade, 31(92). https://doi.org/10.13037/gr.vol31n92.2644