GESTÃO PÚBLICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA REGIÃO DO GRANDE ABC

Autores

  • Eliana Vileide Guardabassio Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS
  • Raquel da Silva Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n93.2997

Resumo

Este artigo traz os resultados de uma pesquisa descritiva realizada na Região do Grande ABC. Justifica-se em virtude da responsabilidade do poder público no tocante à gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), especialmente a partir da Lei 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Objetivou-se descrever e comparar as práticas adotadas pelas sete prefeituras dos municípios que integram a Região do Grande ABC em relação à gestão dos RSU. A conclusão foi de que a coleta seletiva ainda caminha a passos lentos na maioria dos municípios estudados, no tocante à implementação e institucionalização. Os representantes das cooperativas manifestaram que a dependência do poder público e a mudança de governos interferem diretamente no desempenho da coleta seletiva, pois precisam se adequar às novas gestões, as quais podem provocar descontinuidades, recomeços ou paralisações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Vileide Guardabassio, Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS

Consultora sênior, especialista em gestão ambiental e sustentabilidade, administradora pela Faculdade de Mauá - FAMA, Pós-Graduada em Gestão Estratégica das Organizações, Pós-Graduada em Gestão de Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC e Mestre em Administração pela USCS. Pesquisadora e consultora da área de gestão ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos e gerenciamento de projetos. Coordenadora dos Cursos Tecnólogos em Processos Gerenciais e Gestão Financeira. Professora nos cursos de Bacharelado em Administração, Tecnólogo em Processos Gerenciais, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis, da Faculdade de Mauá – FAMA, ministrando as disciplinas de Gerenciamento de Projetos, Gestão Estratégica, Gestão Ambiental, Marketing, Empreendedorismo e Ética Profissional. Coautora do livro Banco de Projetos para a Gestão na Saúde da Região do ABC (2013). Diretora de Unidade de Saúde da Família, Secretaria de Saúde da Prefeitura do Município de Mauá (2009-2012). Diretora de Indústria do Município (2005-2008). Diretora da Receita Municipal (2003-2005). Supervisora projetos (2001-2003). Responsável por projetos municipais importantes ao desenvolvimento econômico e socioambiental da cidade, tais como: Estratégia de Saúde da Família - ESF, Parceria Público Privada - PPP, Incubadora de Empresas Barão de Mauá - IEBM, Programa de Coleta Seletiva AGIR-Mauá, Incentivo Fiscal Municipal, APL de plástico em parceria com o Polo Petroquímico, Mauá Apoio à Exportação - MAEX, Programa de Inclusão à Qualidade - PIQ, Qualificar - Programa de qualificação profissional, Membro do grupo gestor para a elaboração do Plano Diretor do Município de Mauá 2006-2016, sempre visando a qualidade de vida e a autoestima do cidadão, por meio de processos autossustentáveis.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Guardabassio, E. V., & Pereira, R. da S. (2015). GESTÃO PÚBLICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA REGIÃO DO GRANDE ABC. Gestão & Regionalidade, 31(93). https://doi.org/10.13037/gr.vol31n93.2997