Fatores determinantes da ecoinovação: um estudo de caso a partir de uma indústria gráfica brasileira

Autores

  • Rafael Jacomossi Professor doutor do Departamento de Administração no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI), São Bernardo do Campo (SP), Brasil
  • Jacques Demajorovic Professor doutor do Departamento de Administração no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI), São Bernardo do Campo (SP), Brasil
  • Roberto Bernardes Professor doutor do Departamento de Administração no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI), São Bernardo do Campo (SP), Brasil
  • Ana Lúcia Santiago Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI), São Bernardo do Campo (SP), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol32n94.3134

Resumo

A discussão sobre práticas de inovação que busquem assegurar estratégias competitivas de longo prazo e incorporando valores ambientais vem ganhando relevância nos debates acadêmicos. Nessa direção, o termo “ecoinovação” tem se consolidado como um conceito teórico consistente e que possui o potencial de conciliar os objetivos ambientais e econômicos. Dessa forma, motivou-se com esta pesquisa propor um modelo conceitual de avaliação dos fatores determinantes para ecoinovação. Para tanto, foram identificadas, com base na revisão da literatura, cinco dimensões externas e três internas que podem influenciar o processo de ecoinovação nas empresas. Esse modelo analítico aplicado em um estudo de caso mostrou a importância de fatores internos, tais como: o perfil da liderança do empreendedor e dos gerentes de níveis intermediários. Já para os fatores externos, são destacadas a participação em redes de colaboração e a capacidade de atender aos marcos regulatórios. A contribuição do estudo reside, portanto, em apresentar o modelo conceitual de avaliação para embasar futuros estudos acerca dessa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Jacomossi, Professor doutor do Departamento de Administração no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI), São Bernardo do Campo (SP), Brasil

Professor Doutor do Departamento de Administração.

Jacques Demajorovic, Professor doutor do Departamento de Administração no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI), São Bernardo do Campo (SP), Brasil

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração

Roberto Bernardes, Professor doutor do Departamento de Administração no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI), São Bernardo do Campo (SP), Brasil

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração

Ana Lúcia Santiago, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI), São Bernardo do Campo (SP), Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Downloads

Publicado

2016-03-29

Como Citar

Jacomossi, R., Demajorovic, J., Bernardes, R., & Santiago, A. L. (2016). Fatores determinantes da ecoinovação: um estudo de caso a partir de uma indústria gráfica brasileira. Gestão & Regionalidade, 32(94). https://doi.org/10.13037/gr.vol32n94.3134