Conviver e perceber a deficiência: relação e influência nas concepções de uma amostra de discentes de administração

Autores

  • Joelma Soares da silva Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Roberto Pinto Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.3473

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar a influência do convívio com pessoas com deficiência nas concepções de deficiência de uma amostra de discentes de Administração. Para consecução desse propósito, foi realizada uma revisão teórica seguida de uma pesquisa de campo com 336 discentes regularmente matriculados em dois cursos de Administração de duas universidades públicas, localizadas na cidade Fortaleza, estado do Ceará. O instrumento de pesquisa foi composto pelo Inventário de Concepções de Deficiência (ICD) e por questões sociodemográficas. Após a estatística descritiva, que serviu para contextualizar a amostra participante, foram feitos os testes de adequabilidade da amostra e do instrumento. O tratamento inferencial se deu por meio de Análise Fatorial e Análise de Regressão Linear Simples. Os resultados alcançados não permitem rejeitar as hipóteses suscitadas e evidenciaram que o convívio com pessoas com deficiência (PCD) influencia positivamente concepções de deficiência da amostra de discentes.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Soares da silva, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração, Especialista em gestão de IES, Graduada em Secretariado Executivo, Técncia em Turismo. Professora assistente da UFC.

Francisco Roberto Pinto, Universidade Estadual do Ceará

Tem pós-doutorado em Administração pelo PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco, é Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (2008), Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1974) e Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1998).

Downloads

Publicado

2016-11-10

Como Citar

da silva, J. S., & Pinto, F. R. (2016). Conviver e perceber a deficiência: relação e influência nas concepções de uma amostra de discentes de administração. Gestão & Regionalidade, 32(96). https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.3473