Cenários do ramo de materiais de construção civil na cidade de Toledo/PR: percepções frente à crise de 2015

Autores

  • Leonardo de Carvalho UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Gustavo Yuho Endo UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Claudio Antonio Rojo UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.3676

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a percepção de cenários de dois empresários do ramo de materiais de construção civil na cidade de Toledo, oeste do Paraná, por meio das cinco forças competitivas de Porter e da matriz SWOT. Empregou-se a análise de conteúdo temática de duas entrevistas semiestruturadas, utilizando-se para isso o software ATLAS.ti. Este estudo permitiu demonstrar que ambos tiveram uma perspectiva realista e otimista quanto aos cenários futuros no ramo de materiais de construção civil para a cidade de Toledo, diferente da perspectiva pessimista que vem se desenvolvendo no cenário econômico e político nacional. É importante ressaltar que, nos dois casos, o que corrobora para esta visão está vinculado à percepção de que a economia regional, baseada no agronegócio e na indústria farmacêutica, ainda não foi diretamente afetada pela crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo de Carvalho, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando Profissional em Administração

Gustavo Yuho Endo, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando profissional em Adminiatração

Claudio Antonio Rojo, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre pela UFSC. MBA pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2016-11-10

Como Citar

Carvalho, L. de, Endo, G. Y., & Rojo, C. A. (2016). Cenários do ramo de materiais de construção civil na cidade de Toledo/PR: percepções frente à crise de 2015. Gestão & Regionalidade, 32(96). https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.3676