O EFEITO DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO TURÍSTICA INTERNACIONAL NA COMERCIALIZAÇÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS

Patricia de Cássia Gomes Moreira, José Marcos Carvalho de Mesquita, Kleinia dos Anjos Vianna, Mariana Regina Silva Linhares

Resumo


O governo brasileiro lançou em 2012 uma nova campanha publicitária buscando colocar o Brasil entre os maiores provedores de turismo até 2022. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi avaliar qual o efeito da promoção turística internacional sobre a venda de destinos turísticos brasileiros. A literatura mostra fatores importantes que influenciam positivamente a imagem de um país e as vendas de pacotes turísticos, tais como: eventos turísticos, propaganda, mídias sociais e material promocional. Foi desenvolvido um estudo em duas etapas, uma qualitativa e outra quantitativa. A primeira foi realizada por meio de grupo focal com 10 empresários do setor. Na segunda, foi feita a coleta de dados por meio de um questionário com 105 operadores do mercado turístico brasileiro. Os resultados mostram a grande influência dos eventos, da propaganda e do material promocional sobre a imagem do país e as vendas, ao passo que as mídias sociais mostram-se pouco influentes.

Palavras-chave: Turismo; imagem do país; promoção turística.


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DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.3868

 

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