SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL CONTRIBUEM PARA O ISOMORFISMO ORGANIZACIONAL?

Autores

  • Leandro Ripoll Saldanha Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cristine Hermann Nodari Universidade Potiguar/ Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Julice Salvagni Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Luciana Gondim de Almeida Guimarães Universidade Potiguar/ Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n102.4314

Resumo

No mercado, o acrônimo Enterprise Resourcing Planning (ERP) refere-se a uma categoria de sistemas que auxiliam as organizações no controle de suas operações diárias. O isomorfismo organizacional, por sua vez, é um processo que força as empresas a se tornarem semelhantes em um ecossistema que apresenta condições ambientais similares. Neste contexto, sistemas de gestão empresarial tornam-se geradores e propagadores de isomorfismo organizacional, sendo este o alvo desta pesquisa. A partir de um estudo de caso realizado no segmento de financial services da TOVTS observou-se que o isomorfismo normativo é oriundo das agências legais que regem o segmento financeiro. Já o isomorfismo coercitivo verificou-se decorrer da força do mercado, ou seja, pela influência no desenvolvimento de sistemas. O isomorfismo mimético também foi evidenciado, principalmente pelo fato de empresas menores ou iniciantes utilizarem sistemas que foram desenvolvidos e baseados nas práticas de empresas já estabelecidas e de maior maturidade processual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Ripoll Saldanha, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto-Alegrense (2013). Atualmente é analista ii de negócios - TOTVS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Negócios em TI. Cursando Mestrado em Administração e Negócios na linha de pesquisa de Gestão da Informação.

Cristine Hermann Nodari, Universidade Potiguar/ Programa de Pós-Graduação em Administração

Pós-Doutorado, Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Brasil, Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/CAPES). Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasil. Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Principais temas de interesse e linhas de pesquisa: Inovação: Competitividade e Mercado.

Julice Salvagni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Pós-Doutora, Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). Doutora em Sociologia (UFRGS/CAPES - 2012). Mestre em Ciências Sociais (Unisinos- 2011), Especialista em Gestão Empreendedora (Ftec- 2009) e Psicóloga (Unisinos- 2007). Atuou como docente da Universidade de Caxias do Sul e como psicóloga clínica e do trabalho. Tem experiência como professora nos cursos de Pós-Graduação da Faculdade São Judas Tadeu e UniRitter Laureate International Universities.

Luciana Gondim de Almeida Guimarães, Universidade Potiguar/ Programa de Pós-Graduação em Administração

Pós-Doutoranda do Centre interuniversitaire de recherche sur les réseaux dentreprise, la logistique et le transport (CIRRELT) na Université Laval em Quebec - Canadá, sob a supervisão do Prof. Ph.D. Leandro Callegari Coelho. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará e Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Potiguar (PPGA/UNP) e Editora na Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (RAUnP).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Saldanha, L. R., Nodari, C. H., Salvagni, J., & Guimarães, L. G. de A. (2018). SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL CONTRIBUEM PARA O ISOMORFISMO ORGANIZACIONAL?. Gestão & Regionalidade, 34(102). https://doi.org/10.13037/gr.vol34n102.4314