VULNERABILIDADE E INVISIBILIDADE: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES COM SÍNDROME DE DOWN

Marina Dias de Faria, Leticia Casotti, José Luis Carvalho

Resumo


Em resposta a demandas por pesquisa com foco na vulnerabilidade de pessoas com deficiência e consumidoras, esta pesquisa estipulou o objetivo de compreender como se revela a vulnerabilidade do consumidor com síndrome de Down em suas interações com o ambiente de mercado da cidade do Rio de Janeiro. Na etapa empírica do estudo, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas em profundidade com dezoito sujeitos Down e com seus familiares, num total de 44 informantes. A coleta de dados escorou-se em narrativas de histórias de vida, descrição de fotografias e aplicação de técnicas projetivas. Tratados por análise de conteúdo, os dados geraram quatro categorias, sendo a primeira relacionada à mobilidade urbana, a segunda ao ambiente sociotécnico do mercado, a terceira aos problemas envolvendo dinheiro e crédito e, finalmente, a quarta à invisibilidade do consumidor com síndrome de Down.

Palavras-chave: Vulnerabilidade do consumidor; exclusão; síndrome de Down.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/gr.vol34n100.4324

Indexadores de que a G&R faz parte:


   DOAJ OAIster OCLC Ulrich LiVre Redalyc  SUMARIOS.org LatindexProquest

A G&R utiliza o software  iThenticate para detecção e prevenção de plágio