FATORES CAUSADORES DE ESTRESSE: UM ESTUDO DESCRITIVO COM OS OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES FEDERAIS

Autores

  • Patricia Inês da Silva Machado Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Silvio Roberto Stefano PPGADM - Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO
  • Marcos Roberto Kuhl PPGADM - Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO
  • Elaine Aparecida Regiani de Campos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4414

Resumo

Este estudo teve como foco de pesquisa os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais associados à Assojaf MG e Assojaf PR. O objetivo geral foi identificar os fatores ocupacionais que causam estresse na atividade profissional da referida população. Identificou-se que o fator sobrecarga de trabalho apresentou a média mais elevada em relação aos demais e pode ser indicado como o principal fator relacionado ao estresse ocupacional na população estudada. Com relação ao local de lotação, verificou-se que a sobrecarga de trabalho e o reconhecimento são fatores nos quais existe diferença entre os grupos a partir da lotação. Os resultados indicam a existência de diferença entre os lotados na capital e os lotados no interior, com medias superiores, no caso da sobrecarga de trabalho, para os lotados na capital e com médias superiores, no caso do reconhecimento profissional, para os lotados no interior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Inês da Silva Machado, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestre em Administração (UNICENTRO); Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UNICENTRO); Graduada em Física.

Silvio Roberto Stefano, PPGADM - Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO

Pós-Doutor em Administração pela Univali (2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM. Projetos de Pesquisa financiados pela Fundação Araucária e CNPq.

Marcos Roberto Kuhl, PPGADM - Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO

Pós-Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2016), Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2012), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Graduação em Ciencias Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1994). Professor pemanente e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Elaine Aparecida Regiani de Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Engenharia de Produção (UFRGS); Mestre em Engenharia de Produção (UTFPR); Graduada em Administração.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

Machado, P. I. da S., Stefano, S. R., Kuhl, M. R., & Regiani de Campos, E. A. (2019). FATORES CAUSADORES DE ESTRESSE: UM ESTUDO DESCRITIVO COM OS OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES FEDERAIS. Gestão & Regionalidade, 35(103). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4414