CLUSTER BRANDING: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS

Ana Cláudia Azevedo, Willerson Lucas de Campos Silva, Cristina Espinheira Costa Pereira, João Maurício Gama Boaventura

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar como o cluster branding é gerenciado e percebido pelos atores envolvidos no cluster. Operacionalmente realizou-se um estudo de caso instrumental em uma região do cluster vitivinícola da Serra Gaúcha, denominada Vale dos Vinhedos. A coleta de dados foi realizada por entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados demonstram que há o desenvolvimento de atividades ligadas à construção do brand fortemente vinculadas às características da região; a entidade Aprovale é a responsável por estratégias para alcançar e gerir o cluster branding; os atores do cluster percebem positivamente a existência do brand e seus benefícios, tais como, a união sob um propósito comum e uma identidade partilhada pelas empresas locais. A contribuição deste estudo consiste em uma discussão integrando áreas de investigação complementares, quais sejam, as literaturas sobre aglomerações produtivas e marketing de lugar, direcionando pesquisas futuras que se desenvolvam na perspectiva do desenvolvimento regional.


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DOI: http://dx.doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4859

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