MELHORIAS E CAPACIDADES IDENTIFICADAS NO MODELO DE EXCELÊNCIA GERENCIAL DE EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DA FUNDAÇÃO NACIONAL DE QUALIDADE

Autores

  • Edson Rodrigues De Aro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Vergílio Prado Sogabe Universidade Federal de Mato Grosso
  • Igor Silva Vieira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Flavia Freitas Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.5036

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar como as práticas de gestão do Programa Quali-MT desenvolvem melhorias em rotinas e processos e geram capacidades que alavancam o desempenho organizacional a partir da percepção dos gestores. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório que utilizou o processo de análise de conteúdo em duas empresas de Mato Grosso. A entrevista seguiu um roteiro semiestruturado, registrada e transcrita com auxílio de um gravador em um processo de categorização para o tratamento e interpretação dos dados. Como resultado, foram identificados, o aprimoramento dos processos, produtos e serviços, integração de pessoas e equipes, adequação do planejamento estratégico e de indicadores, aplicação de ferramentas de qualidade e as capacidades de liderança, de organização interna, de absorção e de aprendizagem e de identificação das necessidades dos clientes internos e externos. Essas melhorias e capacidades desenvolvidas são estratégicas que contribuem no desempenho organizacional destas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Rodrigues De Aro, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2017), possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1991) e graduação em Administração pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1994). Pós-Graduação em Gestão da Produção pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (2003), Pós em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Integrada de Sorriso (2008) e Mestre em Engenharia da Produção pela UFSCAR (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Orçamentária, Produção, atuando principalmente nos seguintes temas na área de Administração: administração geral, finanças, produção, capacidades dinâmicas, Inovação e Inovação Aberta. Professor com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Vergílio Prado Sogabe, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Atualmente é doutorando ppga - adm da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor assistente da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, desempenho, intermodalidade, eficiência e logística.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

De Aro, E. R., Sogabe, V. P., Vieira, I. S., & Freitas, A. F. (2019). MELHORIAS E CAPACIDADES IDENTIFICADAS NO MODELO DE EXCELÊNCIA GERENCIAL DE EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DA FUNDAÇÃO NACIONAL DE QUALIDADE. Gestão & Regionalidade, 35(104). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.5036