MELHORIAS E CAPACIDADES IDENTIFICADAS NO MODELO DE EXCELÊNCIA GERENCIAL DE EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DA FUNDAÇÃO NACIONAL DE QUALIDADE

Edson Rodrigues De Aro, Vergílio Prado Sogabe, Igor Silva Vieira, Ana Flavia Freitas

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar como as práticas de gestão do Programa Quali-MT desenvolvem melhorias em rotinas e processos e geram capacidades que alavancam o desempenho organizacional a partir da percepção dos gestores. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório que utilizou o processo de análise de conteúdo em duas empresas de Mato Grosso. A entrevista seguiu um roteiro semiestruturado, registrada e transcrita com auxílio de um gravador em um processo de categorização para o tratamento e interpretação dos dados. Como resultado, foram identificados, o aprimoramento dos processos, produtos e serviços, integração de pessoas e equipes, adequação do planejamento estratégico e de indicadores, aplicação de ferramentas de qualidade e as capacidades de liderança, de organização interna, de absorção e de aprendizagem e de identificação das necessidades dos clientes internos e externos. Essas melhorias e capacidades desenvolvidas são estratégicas que contribuem no desempenho organizacional destas empresas.

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DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.5036


 

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