REDUÇÃO DE VELOCIDADE NO TRÂNSITO NOS CENTROS URBANOS E CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA

Sergio Henrique Mota, Denis Alcides Rezende

Resumo


O crescimento da cidade, o desenvolvimento da indústria automobilística brasileira e a criação de produtos de crédito possibilitaram aumento da quantidade de veículos circulando, promovendo disputa por espaço nas vias, fenômeno observado nas cidades. O objetivo é estudar a redução de velocidade no trânsito urbano no contexto da cidade digital estratégica. A metodologia da pesquisa enfatiza um estudo de caso em uma avenida da cidade de São Paulo. Os resultados auferidos verificaram os efeitos da redução da velocidade no escoamento do tráfego, e relações entre trânsito urbano e cidade digital estratégica baseado no projeto de comunicação com gestores e cidadãos, por meio da investigação no portal de informações de trânsito oferecidas pela prefeitura. A conclusão reitera que a redução de velocidade no trânsito urbano não é prejudicial ao escoamento do tráfego, tendo em vista as tecnologias de informação e comunicação úteis melhoria do tráfego no contexto da cidade digital estratégica.


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DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.5049

 

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