CADEIA GLOBAL DE VALOR, CLUSTERS E REDE DE EMPRESAS:Uma Análise Relacional

Maria Laura Ferranty MacLennan, Silvye Ane Massaini, Bárbara Ilze Semensato, Fabio Lotti Oliva

Resumo


As relações de cooperação entre as organizações vêm sendo abordadas na literatura como um fenômeno relevante para o desenvolvimento de regiões e para a competitividade das empresas. As vertentes teóricas a esse respeito, no entanto, têm suas bases fundamentadas em diversos conceitos, que, por muitas vezes, são utilizados indistintamente. Procurando ampliar a discussão teórica acerca das relações de cooperação entre empresas, este artigo versa sobre três conceitos principais: clusters, cadeias globais de valor e redes de empresas, que, por apresentarem abordagens teóricas interconectadas, carecem de estudos inter-relacionais. Sendo assim, a pesquisa possui como principal objetivo a análise da literatura acerca das cadeias globais de valor, clusters e redes de empresas, visando identificar suas principais linhas teóricas e suas interconexões sob a perspectiva organizacional. Busca-se, portanto, verificar similaridades e complementaridades dentre os conceitos estudados, de forma a pontuar a sobreposição dessas literaturas e apontar suas possíveis diferenças, por meio de um ensaio teórico.

 


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DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol36n107.5378



 

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