Organização e gestão do almoxarifado em empresas de pequeno porte

Alexandre de Oliveira, Mariana Inácio Gomes, Raul Calix de Ameida

Resumo


A redução de custos é uma busca constante de todas as empresas, mas em épocas de crise, eliminar os desperdícios torna-se um fator de vida ou morte para a organização. Com a inflação e a redução no crescimento da economia, as vendas caem e a produtividade acompanha o enfraquecimento do mercado. Neste momento devemos mapear todos os processos fabris e buscar ações que possam eliminar gastos desnecessários para aumentar a competitividade da empresa. A organização e gestão do almoxarifado, aliado a ações de melhoria dentro do próprio setor, são atividades que alavancam a redução de custos. O objetivo deste artigo é realizar ações simples no almoxarifado de uma empresa de pequeno porte que não possui a certificação ISO 9001, utilizando muito pouco ou nenhum investimento, buscando melhorar o ambiente de trabalho, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade, diminuir o atraso na entrega dos produtos e aumentar a satisfação dos clientes. Foi utilizado um estudo de caso referente à organização e gestão do almoxarifado como forma de redução de custos e melhoria nos processos.

Texto completo: PDF


Apontamentos

  • Não há apontamentos.