Os impactos do absenteísmo em uma empresa de call center

Adriana Oliveira de Alencar, Alan Machado de Souza, Érica Mesquita da Silva, Jéssica Gomes dos Santos

Resumo


Absenteísmo é a expressão utilizada para denominar os afastamentos, as faltas e os atrasos dos funcionários de empresas, sendo estesjustificados ou não, independentes do motivo, também pode ser referido quando o funcionário permanece no estabelecimentode trabalho sem estar produzindo, portanto, exercendo atividades que não correspondem às suas funções, como por exemplo estarmanipulando o celular. O absenteísmo pode ser causado por diversos fatores presentes nas empresas, desde problemas de saúde doempregado até a desmotivação com a função exercida, causando impactos na produtividade, na equipe de trabalho e também para opróprio trabalhador. Este artigo aborda as causas e consequências do absenteísmo em uma empresa de “call center”, seguimento quetem um grande índice dele. Foi utilizado o método de pesquisa “in loco” para avaliar diretamente os motivos do absenteísmo em umadas operações da empresa, foram consultados o departamento de recursos humanos, os gestores e os funcionários. Com as informaçõescoletadas foi possível elaborar o projeto “Quem falta, faz Falta!”, com o intuito de atingir diretamente a satisfação dos funcionários,bem como verificar os pontos que devem ser melhorados e incluídos no dia a dia de trabalho tendo como consequência positiva aredução das faltas e atrasos. O objetivo do projeto é a melhoria de até 2? no índice do absenteísmo e, futuramente, ser expandidopara as demais operações. Este artigo servirá também como apoio a outras empresas, com o fim de aumentar a motivação de seusfuncionários e consequentemente melhorar o índice de absenteísmo.

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